Quantidade de Páginas visitadas

ORGÃOS COLEGIADOS DA ESCOLA

          A Administração do Colégio Estadual Mário de Andrade, como decorrência do princípio constitucional da democracia e coletividade, tem como órgão máximo de direção o Conselho Escolar e na sequência órgãos e sub-órgãos que compõem a Gestão Democrática e colegiada, conforme segue:

CONSELHO ESCOLAR

O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa, avaliativa e fiscal sobre a instituição, que tem como principal atribuição o acompanhamento da Proposta Pedagógica a ser desenvolvida pela escola, como também o de promover a articulação entre os segmentos da comunidade escolar e os setores da escola, a fim de garantir a eficiência e a qualidade do seu funcionamento, visando à qualidade de ensino.
O Conselho, portanto, é composto por membros da comunidade escolar e de representantes de movimentos sociais organizados e comprometidos com a educação pública, presentes na comunidade, sendo presidido por seu membro nato, o(a) diretor(a) da escola.

O Conselho Escolar, de acordo como principio da representatividade e proporcionalidade, é constituído pelos seguintes conselheiros:






REPRESENTANTES DA COMUNIDADE

TOPO


EQUIPE DE DIREÇÃO

A equipe de Direção do Colégio Estadual Mário de Andrade é designada por ato próprio, conforme normatização da SEED, ou seja, por eleição da Comunidade Escolar ou na falta de candidatos indicação de profissional pertencente a esta Secretaria.
Cabe à Equipe de Direção a gestão dos serviços escolares, no sentido de garantir o alcance dos objetivos educacionais do Estabelecimento de Ensino, definidos na Proposta Pedagógica. A equipe de Direção do Colégio Estadual Mário de Andrade é composta por um Diretor Geral e dois Diretores Auxiliares, sendo eles:

DIRETOR GERAL:
PROF MARCOS ANTONIO BEVILAQUA

DIRETORES AUXILIARES
PROFª NARA TATIANA COSTA KOSLOVSKI
PROFº AFONSO PRESTES NUNES






TOPO


EQUIPE PEDAGÓGICA

A Equipe Pedagógica coordena, acompanha, assessora, apoia, e avalia as atividades pedagógico curriculares, prestando assistência didática aos professores em suas respectivas disciplinas, além de atender e acompanhar individualmente os alunos em suas dificuldades escolares.







TOPO


EQUIPE ADMINISTRATIVA

A Equipe Administrativa é o setor que serve de suporte ao funcionamento de todos os setores do estabelecimento de ensino, proporcionando condições para que os mesmos cumpram suas funções. A Equipe Administrativa é composto por Secretaria, Biblioteca, Mecanografia e Laboratório.

Da Secretaria
A Secretaria é o setor que tem o seu encargo todo o serviço de escrituração escolar e correspondência do Estabelecimento. Os serviços da Secretaria são coordenados e supervisionados pela Direção, ficando a ela subordinados.

FUNÇÃO                                            NOME
SECRETÁRIA GERAL               JOZI DALMOLIN





TOPO



EQUIPE DE SERVIÇOS GERAIS

Os Serviços Gerais tem a seu encargo o serviço de manutenção, preservação, segurança e merenda escolar do Estabelecimento de Ensino, sendo coordenado e supervisionado pela Direção, ficando a ela subordinado. Compõem os Serviços Gerais: Serventes e Merendeiras previstos em ato específico da Secretaria de Estado da Educação.







TOPO


CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político Pedagógico da escola, e no regimento escolar, com a responsabilidade de analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busquem garantir a efetivação do processo ensino e aprendizagem.
Conselho de Classe constitui-se em um espaço de reflexão pedagógica, onde todos os sujeitos do processo educativo, de forma coletiva, discutem alternativas e propõe ações educativas eficazes que possam vir a sanar necessidades/dificuldades apontadas no processo ensino e aprendizagem.
Quem faz parte - O Conselho de Classe é constituído pelo diretor(a) e/ou Diretor(a) Auxiliar, pelo(s) professor(es) Pedagogo(s), por todos os professores e os alunos representantes que atuam numa mesma turma e/ou série, por meio de:
I - Pré-Conselho de Classe com toda a turma em sala de aula, sob a coordenação do professor representante de turma  e/ou pelo (s) pedagogo (s);

II - Conselho de Classe Integrado, com a participação da equipe de direção, do(s) professor(es) pedagogo(s), do corpo docente, da representação de alunos e pais de alunos por turma e/ou série.

É responsabilidade da direção presidir o Conselho de Classe e cabe ao pedagogo organizar as informações e dados coletados a serem estudados no Conselho de Classe.

TOPO


CONSELHO REPRESENTANTE DE TURMAS


PROFESSOR REGENTE DE TURMA

Funções e atribuições
  1. Manter diálogo com todos os professores que ministram aulas na turma;
  2. Trabalhar e incentivar a turma quanto a formação, concentração e participação. ampliando seus conhecimentos;
  3. Trabalhar a união da turma, respeitando as "diversidades" existentes nela;
  4. Observar problemas ou dificuldades individuais e/ou coletivas, comunicando a coordenação;
  5. Comunicar decisões dos professores nos Conselhos de Classe;
  6. Lembrar, Comentar, comemorar datas especiais;
  7. Conscientizar sobre a importância da disciplina, aprendizagem, compromisso de todos;
  8. Trabalhar a liderança (positiva) na turma, escolhendo seus representantes (casal) e trocando quando necessário;
  9. Trabalhar a importância do conhecimento para a vida e não só a nota para "passar de ano";
  10. Organização de amigo secreto (só com o regente);
  11. Organização e disposição da turma em sala de aula.


ALUNO REPRESENTANTE DE TURMA

Funções e atribuições
  1. É uma função temporária;
  2. Manter a Turma organizada, em constante diálogo com o Professor Regente /ou Coordenação;
  3. Manter a turma sala de aula durante as trocas de professores (aulas);
  4. Avisar a coordenação se o Professor não chegar na sala de aula.



TOPO



GRÊMIO ESTUDANTIL


O que é - O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.
O grêmio é o órgão máximo e representação dos estudantes da escola. Atuando nele, o educando defende seus direitos e interesses, e aprende ética e cidadania na prática.

Quem faz parte -
O grêmio é a organização dos estudantes na escola. Ele é formado apenas por alunos, de forma independente, desenvolvendo atividades culturais e esportivas.


TOPO



ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS - APMF



O que é - Associação de Pais, Mestres e Funcionários, e similares, - pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos pais e profissionais do estabelecimento, não tendo caráter político partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus Dirigentes e Conselheiros, sendo constituído por prazo indeterminado.

Quem faz parte -
A Associação de Pais, Mestres e Funcionários é um órgão formado por membros de toda a comunidade escolar envolvidos no processo educacional, igualmente responsáveis pelo sucesso do desempenho da Escola Pública, que objetiva dar apoio à Direção das escolas, primando pelo entrosamento entre pais, alunos, professores, funcionários e toda a comunidade, com atividades sócio-educativas, culturais e desportivas.




TOPO




Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito